Foco e Saúde - Dicas para a prática de HIIT

8 Dicas de ouro para prática do HIIT

 

Considerado uma das sensações do momento nas academias e no mundo fitness, o HIIT (High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade), tem chamado a atenção de todos.
 
E não é por menos. Uma atividade que gera resultados incríveis, com muitos benefícios em um curto espaço de tempo tem mais é que ser amada mesmo.
 
O principal benefício que tem feito muitas pessoas a buscar o HIIT sem dúvida é o emagrecimento. E emagrece de verdade!!!
 

 

Porém, compilamos algumas dicas importantíssimas para a prática  do HIIT que você precisa saber. Existem alguns riscos, mas, sem pânico!! O HIIT é uma delícia e os resultados são realmente rápidos.
 

 

VAMOS ÀS DICAS
 
1 - Você precisa do HIIT?
 
Saiba se você realmente precisa de um treino como este. A prática do HIIT é exaustiva. Converse com seu Professor de Educação Física para te ajudar a decidir se este tipo de treino está de acordo com seus objetivos.
 
De repente, um treino menos intenso e mais prazeroso possa ser mais atingível para o seu perfil de praticante.
 
2 - Tenha certeza de que você pode praticar o HIIT.
 
Essa atividade exige uma predisposição do praticante. Uma consulta ao cardiologista não seria um exagero caso você não saiba sobre as suas condições cardíacas.
 
Muitos artigos disponíveis, inclusive alguns escritos também por médicos, indicam que o HIIT pode ser benéfico também para portadores de algumas patologias cardíacas leves.
 
Então, nada de tomar decisões sozinho!!! Seja para aderir ou para fugir do HIIT, os médicos estão lá para nos orientar.
 
3 - Defina a atividade
 
Como o HIIT pode ser realizado de diversas formas, é muito importante que você defina uma atividade que você já goste, ou seja, se vc já está acostumado a pedalar, por exemplo, fica muito mais prazeroso para você praticar o spinning do que a corrida.
 
O risco de vc abandonar a atividade é muito menor quando faz uma atividade que já gosta.
 
4 - Não pratique por conta própria

 
Temos visto muitos artigos onde dizem que o praticante pode praticar sozinho e em qualquer lugar. Mas não é bem assim.
 

É de suma importância ter sempre um profissional de Educação Física por perto.
 
É ele quem vai avaliar a prática correta e fazer o acompanhamento da evolução dos seus treinos HIIT, aumentando gradativamente a intensidade e o tempo, de acordo com sua performance.
 
Se você é um praticante iniciante, por exemplo, é muito perigoso se você tentar se aventurar nos mais elevados níveis.
 
5 - Se precisar, peça ajuda imediata
 

Como a intensidade, assim como o nome já diz, é muito alta, pode acontecer de você se sentir mal ou sofrer algum tipo de lesão muscular, por exemplo.
 
Se isso acontecer, interrompa imediatamente o exercício e chame seu professor. Mais uma vez a importância do Professor de Educação Física.
 
6 - Cuidado com os aplicativos
 
Utilizar os aplicativos existentes para prática do HIIT pode ajudar bastante, principalmente no que diz respeito ao tempo de treino e intervalos.
 
Porém, cuidado para não se empolgar e sair por aí fazendo o que os aplicativos dizem. Pode ser perigoso.
 
Utilize-os única e exclusivamente para controlar a frequência dos treinos e os tempos da prática e intervalo.

Veja mais no artigo: Diga não aos aplicativos de personal trainer.
 
7 - Descanse
 
Como o HIIT exige muito do praticante por trabalhar numa intensidade muito alta, não é aconselhável fazer todos os dias.
 
O ideal é 3 vezes por semana. Os resultados serão ótimos e os riscos de lesão são menores.
 
8 - Não estranhe o pós treino
 
Se nunca praticou nenhuma atividade de alta intensidade, é importante que você saiba que, após a prática da atividade, seu corpo continuará por algumas horas a queima calórica.
 
A temperatura do seu corpo continuará elevada e a frequência cardíaca demora mais para baixar. Isso é absolutamente normal e característico do HIIT. Portanto, não estranhe e siga com seu treinamento.
 
 
Essas são apenas algumas dicas de ouro para a prática do HIIT.
 
Cada perfil de praticante é diferente, portanto, procure uma academia ou um Personal Trainer e veja como num curto espaço de tempo é possível atingir seus objetivos.
 
Pratique Atividade Física Sempre

 
Equipe Foco e Saúde