Foco e Saúde - Dicas para corredores de rua iniciantes

Dicas para corredores de rua iniciantes

 

Você pretende entrar no mundo das corridas de rua?
 
A corrida de rua virou uma febre em diversas regiões do Brasil e também em outros países. Certamente não se trata de uma moda passageira. Os praticantes de corrida têm crescido consideravelmente dia após dia.
 
Mas será que todo mundo pode praticar?
 
Quais os cuidados que o corredor iniciante deve ter?
 
O objetivo principal da prática de qualquer esporte é o Bem-Estar, então, cuidar da sua saúde é essencial para que você se torne um bom praticante, evite lesões e melhore cada vez mais a sua performance.

 
 

As dicas abaixo o ajudará nessa deliciosa tarefa e certamente você se tornará mais um apaixonado pela corrida de rua.
 
Foco e Saúde em primeiro lugar.
Assim como qualquer esporte, além de estar disposto para começar, saber seu real estado de saúde é primordial antes de iniciar a corrida. Que tal uma consulta num médico especialista em medicina esportiva para um check up?
 
Ele o ajudará neste começo e te orientará como deve ser.
 
Respeite suas condições.
Principalmente por ser um esporte de fácil acesso à qualquer pessoa, é comum vermos pessoas com idade mais avançada, obesos, portadores de alguma limitação física ou patologia cardíaca (por exemplo), e claro, os sedentários.
 
Segundo o corredor Norton de Andrade, que está no mundo das corridas desde 2014, quando começou ele era obeso grau 1, o que dificultou demais no começo. Segundo ele, o corpo não estava habituado e o processo, embora gratificante a longo prazo, foi muito difícil no início.
 
Portanto, assim como frisado no item anterior, procure um médico antes de iniciar suas corridas, porque o tratamento e a conduta para cada tipo de pessoa será diferente. O Professor de Educação Física também deverá te acompanhar.
 
Participe de grupos e entenda como funciona.
Existem muitos grupos de corrida e vários deles estão na internet / redes sociais. Uma consulta prévia o ajudará a conhecer os tipos de corrida, locais, distâncias e todas as características necessárias para que você comesse a ter contato com o esporte.
 
Conversar com praticantes também ajudará bastante e o incentivará ainda mais. Os praticantes crescem muito a cada dia, então, certamente não será incomum encontrar algum parente ou amigo próximo já praticando.
 
Neste primeiro contato você também vai aprender sobre as roupas e tênis mais ideais e confortáveis para treinar.
 
O contato com grupos, além de lhe ajudar com as informações necessárias no início, contribui positivamente na continuidade dos treinos, principalmente com relação à sua motivação.
 
Não se limite apenas na corrida.
Você não terá corrida toda semana, então, na academia, ou em qualquer outro lugar, existem treinamentos específicos para manter suas condições adequadas para o próximo evento.
 
O Professor de Educação Física o ajudará neste processo que não é tão simples. Cada praticante é diferente. Uns precisam de uma atenção especial na parte física, outros nas condições cardiovasculares, e por aí vai.
 
Dentre as inúmeras atividades extras para contribuir com sua preparação para corridas, estão:
a natação
o pilates
o treino funcional
a musculação
os treinos de abdominais
entre outros.
 
Alimentação é fundamental
Assim como citado no item anterior, não existem corridas toda hora. Por isso, tão importante quanto manter a forma física enquanto aguarda um próximo evento, sua alimentação também deverá estar em ordem entre um evento de corrida e outro.
 
É de suma importância que você saiba como se alimentar no dia que antecede uma corrida, nas horas que antecedem a corrida e, claro, após a corrida.
 
Não se aventure em tomar decisões sozinho. É claro que existem blogs e sites super sérios que nos ajudam neste sentido, mas consultar um nutricionista não é nenhum exagero.
 
Benefícios adicionais
Os benefícios da corrida de rua são infinitos e característicos de cada praticante, mas em conversa com alguns deles, os benefícios mais comuns são:
     - Bem estar por estar praticando um esporte.
     - Melhora da qualidade do sono.
     - Melhora da qualidade de vida.
     - Diminuição da ansiedade.
     - Facilitador de hábitos saudáveis ligados à alimentação.
     - Facilitador de diminuição de ingestão de bebidas alcoólicas.
     - Possibilidade de conhecer novos lugares e novas pessoas.
     - Emagrece.
 
Entre para o mundo das corridas de rua. Você vai se apaixonar!!!
 
 
Pratique Atividade Física Sempre
 
Equipe Foco e Saúde