Anorexia Nervosa - Um problema mais sério do que se pensa.

Por Fabiana Raucci - Raucci Nutrição

https://www.instagram.com/nutri.fabianaraucci/

 

Na anorexia a pessoa passa fome de propósito para emagrecer e mesmo estando muito magra continua se vendo gorda, havendo uma distorção da forma de perceber o próprio corpo, com obsessão pela magreza.

 

À medida que a anorexia se agrava, cessa a menstruação.

A pessoa torna-se obcecada por dieta e desenvolve estranhos rituais alimentares. Pesa-se várias vezes ao dia, faz exercícios compulsivamente, mesmo quando está fraca, pesa os alimentos e mede os líquidos que vai ingerir. Conhece com precisão os valores calóricos dos alimentos. 

 

A desnutrição pode lesar órgãos vitais, como coração e cérebro. A pressão arterial e a freqüência cardíaca diminuem, a tiróide passa a trabalhar menos, unhas e cabelos tornam-se quebradiços, a pele resseca fica amarelada e recoberta por uma penugem chamada “lanugo”.

 

O organismo reduz sua atividade para se proteger.  O tratamento é difícil, já que a anoréxica acha-se “gorda” e não doente e reluta em ganhar peso, pouco que seja. Muitas vezes precisam ser hospitalizadas a força. No hospital enganam as enfermeiras, fazendo exercícios físicos (abdominais, por exemplo) às escondidas.

 

A anorexia atinge cerca de 1% das adolescentes de 14 - 18 anos. 10-20% morrem por suicídio (associação com depressão), parada cardíaca ou inanição.
 

 

Pense na sua Saúde como estilo de vida. Cuide-se.

 

Pratique Atividade Física Sempre
 
Equipe Foco e Saúde